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Preparemo-nos bem para a hora da Morte e do Juízo,
a fim de escaparmos ao Inferno e ganharmos o Paraíso!


domingo, 16 de maio de 2010

Visões de S. João Bosco - II
* O PURGATÓRIO





* * * * *



Visão de D. Bosco


Sobre o PURGATÓRIO




Ontem à noite, depois dos meus queridos jovens terem-se deitado, não conseguindo eu adormecer logo, estava a pensar na natureza e no modo da existência da Alma:
Como ela era feita; de que modo poderia encontrar-se e falar na outra vida, estando separada do corpo; como faria para deslocar-se dum lugar para o outro; como nos poderemos reconhecer uns aos outros depois da morte, não sendo então senão puros espíritos.
E quanto mais pensava nessas coisas, mais obscuro me parecia tal mistério.

Enquanto divagava por essas ideias e outras semelhantes, adormeci..., e pareceu-me então que estava na estrada que conduz a... (Dom Bosco nomeou a localidade), e que eu caminhava nessa mesma direcção.
Andei durante algum tempo, atravessei lugares para mim desconhecidos, até que, em certo momento, ouvi que alguém chamava pelo meu nome.
Era a voz duma pessoa, parada na estrada:


– Vem comigo – disse-me a estranha personagem – e poderás ver logo o que desejas!
Obedeci imediatamente.
Mas a pessoa andava com a rapidez do pensamento, e eu no mesmo passo desse meu Guia.

Andávamos de maneira tal que os nossos pés nem tocavam no solo.
Chegados por fim a uma certa região, que eu desconhecia, o Guia parou...

Erguia-se, sobre uma proeminência do terreno, um magnífico palácio, de construção admirável.
Não sabia onde estava, nem sobre qual montanha; nem me recordo mais se estava realmente numa montanha, ou se estava no ar sobre as nuvens.
Era inacessível, e não se via caminho algum para poder chegar até ao palácio.
As suas portas eram de considerável altura...


– Sobe a esse palácio – disse-me o Guia.
– Como vou fazer? observei eu.
Como fazer para subir? Aqui por baixo não há entrada, e eu não tenho asas.

– Sobe! replicou ele, com autoridade. E vendo que eu não me movia, acrescentou:
– Faz como eu: Levanta os braços, de boa vontade, e subirás. Vem comigo.

E assim dizendo, levantou ao alto as mãos, dirigindo-as para cima.
Eu também abri os braços, e senti-me logo alçado pelos ares, como uma nuvenzinha.
Eis que chego aos umbrais do palácio, e o Guia acompanhou-me até lá.

– O que há lá dentro? perguntei.
– Entra, visita-o e verás. Ao fundo, num salão, encontrarás quem te ensinará.

E ele desapareceu, ficando só eu, como guia de mim mesmo.
Entrei no pórtico, subi as escadas e cheguei a um salão verdadeiramente régio.
Percorri salas espaçosas, aposentos riquíssimos de ornamentos, e longos corredores.
Caminhava com velocidade muito acima da normal.

Cada sala brilhava com a magnificência de tesouros espantosos, e naquela velocidade percorri tantos aposentos, que me foi impossível contá-los.
Mas uma coisa era mais admirável: para correr com a rapidez do vento, eu não movia os pés.
Suspenso no ar, com as pernas juntas, deslizava sem esforço, como sobre um cristal, mas sem tocar no pavimento.


* * *


Passando assim de um aposento a outro, vi finalmente, no fundo dum corredor, uma porta.
Entrei e encontrei-me num salão grande, que superava em magnificência todos os demais.

No fundo dele, sobre uma cadeira de espaldar alto, avistei um Bispo, majestosamente sentado, em posição de quem se prepara para dar audiência.

Aproximei-me com respeito, e fiquei admiradíssimo por reconhecer naquele Prelado um íntimo amigo meu:

Era Dom... (D. Bosco disse o nome dele, etc.), Bispo de..., falecido há já dois anos.
Parecia sentir-se muito bem, e o seu aspecto era radiante, afectuoso, e de tão grande beleza que eu não consigo exprimi-la...

– Oh! Senhor Bispo, vós por aqui? – perguntei, com grande alegria.
Não me vê? perguntou o Bispo.

– Mas, como é isso? Ainda estais vivo? Não morrestes?
Sim, morri respondeu o Bispo.

– Se morrestes, como é que estais sentado aqui, tão radiante e satisfeito? Se ainda estais vivo, por caridade, esclarecei-me: Na Diocese de..., há já um outro Bispo, Dom..., no vosso lugar. Como se explica tal confusão?
Esteja tranquilo, e não se preocupe, que eu já morri...

– Ainda bem que já está outro Bispo no vosso lugar.
Eu sei disso. E o senhor Dom Bosco, está vivo ou morto?

– Eu estou vivo. Não vedes que estou aqui, em corpo e alma?
Aqui, não se pode ver com o corpo.

– Mas, sem embargo, aqui estou – respondi-lhe eu.
– Isso é o que lhe parece; mas não é assim
– disse-me ele...


E apressei-me em falar-lhe, fazendo perguntas e mais perguntas, sem receber mais respostas...
Até que perguntei-lhe:
– Como pode ser que eu, estando vivo, esteja aqui convosco, senhor Bispo, enquanto vós já morrestes?

Tinha receio de que o Bispo desaparecesse, pelo que lhe roguei:
– Senhor Bispo, por caridade, não me deixeis. Preciso de saber muitas coisas. Dizei-me, senhor Bispo: Salvastes a vossa alma?

O Bispo, vendo-me tão ansioso, disse:
Não se aflija tanto e fique calmo, que eu não fugirei. Pode falar.

– Dizei-me, senhor Bispo, estais salvo?
Olhe-me e observe como estou robusto, cheio de louçania e brilho.

O seu aspecto dava-me realmente a certeza de que estava salvo; mas, não me contentando com essa impressão, repliquei:
– Dizei-me se estais salvo: Sim, ou não?
Sim, estou num lugar de salvação.

– Mas já estais no Paraíso, gozando do Senhor? Ou estais ainda no Purgatório?
Estou num lugar de salvação, mas ainda não vi a Deus, pelo que necessito de que rezem por mim.

– E quanto tempo ainda devereis estar no Purgatório?
– Olhe aqui e leia
– disse ele, apresentando-me uma folha de papel.

Tomei na mão o papel, observei-o atentamente, mas nada vendo escrito, disse-lhe:
– Não vejo nada!
Veja bem o que nele está escrito, e leia.


– Já olhei com atenção e estou a olhar novamente, mas nada posso ler, porque nada há escrito aqui.
Veja com mais atenção!

– Vejo um papel com floreados vermelhos, azuis, verdes, cor de violeta, mas não encontro letra alguma.
– São algarismos
– respondeu o Bispo.
– Não vejo letras, nem números – disse eu.

O Bispo olhou o papel que eu tinha nas mãos e disse:
Já sei porquê o senhor não vê nada. Vire o papel ao contrário...

Examinei a folha com maior atenção, virei-a de todos os lados; mas nem dum lado nem doutro, nada consegui ler.
Somente pareceu-me ver, entre uma infinidade de traços e desenhos, o número 8.
– O senhor Dom Bosco sabe por que é necessário ler ao contrário?
E continuou o Bispo:
É porque os Juízos do Senhor são completamente distintos dos juízos do mundo. O que os homens julgam ser sabedoria, é tolice aos olhos de Deus.

Não tive coragem de insistir para que explicasse mais claramente, e disse:
– Senhor Bispo, não vos afasteis. Quero perguntar-vos mais coisas.
Pois pergunte, que eu escuto-o.

– Eu salvar-me-ei?
Deve ter esperança nisso.

– Não me façais sofrer. Dizei-me já se me salvarei.
Não sei.

– Pelo menos, dizei-me se estou na Graça de Deus.
Não sei.

– E os meus meninos, salvar-se-ão?
Não sei.

– Mas, por favor, dizei-me. Estou implorando.
O senhor estudou Teologia, e portanto pode saber, pode dar a resposta a si mesmo.

– Mas, como? Estais num lugar de salvação e ignorais essas coisas?
O Senhor dá-as a conhecer a quem quer. E quando quer que elas sejam comunicadas, dá ordem e permissão para tal.
A não ser assim, ninguém pode comunicar com os que ainda vivem.


Eu estava nervoso, na impaciência de fazer mais perguntas, e fazia-as apressadamente, com receio de que o senhor Bispo se retirasse...

– Dizei-me algo, para transmitir da vossa parte aos meus meninos.
O senhor Dom Bosco sabe, tanto quanto eu, o que eles devem fazer.
Tendes a Igreja, o Evangelho e as demais Escrituras, que tudo vos dizem.
Diga-lhes, sim, que salvem as suas almas, pois tudo o mais de nada serve.

– Já sabemos que devemos salvar a alma. Mas que devemos fazer para salvá-la?
Dai-me alguma recomendação especial de salvação, que nos faça lembrar de vós. Eu repeti-la-ei aos meus rapazes, em vosso nome.
Diga-lhes que sejam bons e obedientes.

– Quem é que não sabe essas coisas?
Diga-lhes que sejam puros e que rezem.

– Mas, por favor, explicai-vos em termos mais detalhados.
– Diga-lhes que se confessem com frequência e que façam boas confissões.

– Alguma outra coisa ainda mais concreta?
– Pois d
irei já o que pretende:
Diga-lhes que têm diante dos olhos uma neblina, e que, quando alguém chega a vê-la, já está muito adiantada.
Que eles afastem, pois, essa neblina, como se lê nos Salmos:
"Nubem dissipa"...

– Que neblina é essa?
São todas as coisas mundanas que impedem de ver as coisas celestiais como de facto são.

– E o que devem fazer para afastar essa neblina?
– Que c
onsiderem o mundo exactamente como ele é – "Mundus totus in maligno positus est [o mundo está todo posto no maligno]" –, e então salvarão a alma.
Que eles não se deixem enganar pelas aparências do mundo.
Os jovens crêem que os prazeres, as alegrias, as amizades do mundo, podem fazê-los felizes, e portanto, não esperam senão o momento de poder gozar esses prazeres.
Mas recordem-se de que tudo é vaidade e aflição de espírito, e tomem o hábito de ver as coisas do mundo, não como elas parecem ser, mas como elas realmente são.


– E essa neblina, como é especialmente produzida?
Assim como a virtude que mais brilha no Paraíso é a Pureza, assim a obscuridade e a neblina são produzidas, principalmente, pelo pecado da imodéstia e impureza.
É como uma negra nuvem densíssima que tolda a visão e impede os jovens de verem o precipício, rumo ao qual caminham.
Diga-lhes, portanto, que conservem zelosamente a virtude da Pureza, porque os que a possuem "
florebunt sicut lilium in civitate Dei [florescerão como o lírio na cidade de Deus]".

– E o que se requer para conservar a Pureza? Dizei-me, e di-lo-ei aos meus caros jovens, da vossa parte.
Recolhimento, obediência, fuga do ócio e oração.

E o que mais?
Oração, fuga do ócio, obediência e recolhimento.

– Nada mais?
Obediência, recolhimento, oração e fuga do ócio.
Recomende-lhes estas coisas, que elas são suficientes.

Teria querido perguntar-lhe muitas coisas mais; porém, não me vinham à lembrança.
Assim é que, mal o Bispo terminou de falar, impaciente para vos transmitir aqueles avisos, deixei apressadamente o salão e corri para o Oratório.
Voava com a rapidez do vento, e num instante encontrei-me à porta de casa.

Mas ao chegar, parei e pensei:
Por que não permaneci mais tempo com o senhor Bispo?
Teria conseguido ainda melhores esclarecimentos. Fiz mal em deixar escapar essa ocasião tão boa. Teria aprendido muitas coisas interessantes...

Imediatamente, voltei atrás com a mesma rapidez com que tinha vindo, receoso de não mais encontrar o senhor Bispo.
Entrei novamente no palácio e no salão...





* * *


Mas que mudanças se haviam operado em poucos instantes!
O Bispo, pálido como cera, estava agora estendido sobre um leito, e parecia um cadáver!
Nos seus olhos brilhavam ainda as últimas lágrimas, pois estava em agonia!

Só pelo ligeiro movimento do peito, produzido pelos últimos alentos, se deduzia que ainda estava vivo.
Aproximei-me, com grande preocupação, e perguntei-lhe:

– Senhor Bispo, o que vos aconteceu?
Deixe-me! – respondeu, com um gemido.

– Teria ainda muitas coisas para vos perguntar.
Deixe-me só! Sofro profundamente!

– Que posso fazer por vós?
Reze, e deixe-me ir embora!

– Para onde?
Para onde me conduz a Mão omnipotente de Deus.

– Mas, senhor Bispo, rogo-vos que me digais o local.
Sofro imensamente, deixe-me!

Eu repetia:
– Mas ao menos dizei-me: O que posso fazer por vós?
Reze por mim.

– Uma só pergunta: Tendes algum encargo que eu possa fazer-vos no mundo? Não quereis dizer nada para o vosso sucessor?
Vá ao actual Bispo de..., e diga-lhe, da minha parte, tal e tal coisa...


As coisas que me disse não vos interessam, queridos jovens, e por isso as omito...
E o Bispo acrescentou:
Diga também a tais e tais pessoas, tais e tais coisas secretas...

(Também sobre esses recados, Dom Bosco calou-se.
Mas tanto os primeiros como os segundos recados, parece que se referem a avisos e remédios com respeito à sua antiga Diocese).

– Nada mais?
Diga aos seus jovens que eu sempre lhes quis muito bem, e que eu, enquanto vivi, sempre rezei por eles, e ainda agora me recordo deles.
Que eles também rezem por mim.


– Tende a certeza, senhor Bispo, de que assim o direi. Começaremos imediatamente a oferecer sufrágios por vossa Alma.
E quando o senhor Bispo estiver no Paraíso, lembre-se de nós.
O Bispo tinha tomado um aspecto ainda mais sofredor!
Era um tormento vê-lo, pois sofria muitíssimo! Era uma agonia das mais angustiosas!
Deixe-me! Deixe-me que vá para onde o Senhor me chama! – respondeu ele.

– Senhor Bispo! Senhor Bispo! repetia eu, cheio de indizível compaixão.
Deixe-me, deixe-me!
insistia ele, dolorosamente.

Parecia que expirava!
E logo uma força invisível arrastou-o dali para habitações mais interiores, e desse modo desapareceu...

Eu, assustado e comovido com todo esse sofrimento, quis voltar atrás; mas, tendo batido com o joelho num objecto qualquer daquela sala, acordei, e encontrei-me de repente deitado no meu quarto...

Como vedes, caros jovens, este foi um sonho semelhante aos demais.
E no que se refere a vós, não tendes necessidade de mais explicações, porque todos entendeste-las bem.

E Dom Bosco concluiu a narração, dizendo:
Neste sonho, aprendi tantas coisas, a respeito da Alma e do Purgatório, como antes jamais havia chegado a compreender; e vi-as tão claramente que jamais as esquecerei.


* * *

Assim termina a narração dos nossos apontamentos.
Parece que, em dois quadros distintos, o Venerável Dom Bosco quis expor o estado de graça das Almas do Purgatório, e os seus sofrimentos expiatórios.

Nenhum comentário ele fez acerca do estado daquele bom Bispo.
Sabe-se, aliás, por revelações digníssimas de fé e pelo testemunho dos Santos Padres, que até algumas almas de santidade consumada, lírios de virginal pureza, carregadas de méritos, fazedores de milagres, almas que nós hoje veneramos nos altares, também tiveram de permanecer algum tempo no Purgatório, por impurezas ou defeitos ligeiríssimos (não devidamente expiados neste mundo).
A Justiça Divina quer que, antes de entrar no Céu, cada um pague até à última parcela das suas dívidas.

Nós, que escrevemos esta visão, tendo perguntado a Dom Bosco, algum tempo depois, se havia executado os encargos recebidos daquele Prelado, com a confiança com que ele nos honrava, respondeu-nos:
"Sim, executei fielmente o que ele me recomendou".

Observámos também que a pessoa, que transcreveu o sonho, omitiu uma circunstância, que agora nós recordamos, talvez porque então não entendia o seu sentido e importância:
Dom Bosco havia perguntado, a certa altura, quanto tempo ele mesmo ainda viveria, e o Bispo havia-lhe apresentado um papel cheio de rabiscos entrecruzados, parecidos com o número 8, mas sem dar explicação alguma desse mistério...
Indicaria o ano de 1888, ano em que Dom Bosco faleceu.


S. João Bosco começou por chamar Oratório, ou Oratório Festivo, às reuniões que fazia para os jovens, nos Domingos e Dias de Festa.
Nessas reuniões, rezava com os rapazes, dava catequese, ministrava os Sacramentos e proporcionava sadia recreação.
Com o passar do tempo, o Oratório passou a designar, por extensão, o local de Turim onde o Santo estabeleceu a sua obra.

Na Itália, o tratamento respeitoso de "Dom" (de 'dominus', isto é, senhor) é dado habitualmente aos Sacerdotes seculares.
No Oratório, chamava-se “Boa noite” à alocução, geralmente breve, que Dom Bosco costumava fazer, no fim de cada dia.
Tal costume permanece até hoje, nas Casas salesianas.

Da narrativa de S. João Bosco, pode certamente depreender-se que, neste caso concreto (assim como no doutros semelhantes), não se tratou de um sonho normal, mas de uma autêntica visão sobrenatural.
Na sua profunda humildade, o Santo terá tentado ocultar, com as frases que acabámos de ler, o verdadeiro carácter místico dessas revelações recebidas.
[...]




* * * * *



Fonte: Igreja Online


Adaptação:
Nova Evangelização Católica

5 comentários:

José Avlis disse...

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DOGMA DO PURGATÓRIO

O Dogma do Purgatório é muito esquecido pela maioria dos fiéis.
A Igreja Padecente — onde há tantos Irmãos para socorrer, e para onde sabemos que um dia também deveremos ir — parece-nos um lugar estranho.

Verdadeiramente, esse deplorável esquecimento constituía um grande sofrimento para S. Francisco de Sales:
“Hélas”, disse esse pio Doutor da Igreja, “nós não nos lembramos suficientemente dos nossos caros falecidos, e a sua memória parece desvanecer-se com o som fúnebre dos sinos!”.

As principais causas disso são a ignorância e a falta de Fé.
As nossas noções sobre o Purgatório são muito vagas, e a nossa Fé é muito fraca.

Então, para que as nossas ideias se tornem mais precisas e a nossa Fé vivificada, devemos olhar mais de perto essa Vida além-túmulo, esse estado intermediário das Almas justas, ainda não dignas de entrarem na Celeste Jerusalém.

O Purgatório ocupa um importante lugar na nossa santa Religião.
Ele forma uma das principais partes da Obra de Jesus Cristo, e representa um papel essencial na economia da Salvação do homem.

Lembremo-nos de que a Santa Igreja de Deus, considerada como um todo, é composta de três partes:
A Igreja Militante [na Terra]; a Igreja Triunfante [no Céu], e a Igreja Padecente, ou Purgatório.

Essa tríplice Igreja constitui o Corpo Místico de Jesus Cristo; e as Almas do Purgatório não são menos Seus membros do que os fiéis da Terra e os eleitos do Céu.
Essas três Igrejas-irmãs mantêm incessantes relações entre si e uma contínua comunicação, que denominamos a "Comunhão dos Santos".

Rezar pelos falecidos, fazer sacrifícios e sufrágios por eles, forma parte do Culto cristão.
E a devoção pelas Almas do Purgatório é infundida caridosamente pelo Divino Espírito Santo nos corações dos fiéis.

“Santo e salutar pensamento é rezar pelos mortos“,
diz a Sagrada Escritura, “para que sejam purificados dos seus pecados” (II Macabeus 12, 46).

A Justiça de Deus é severíssima, punindo com extremo rigor mesmo as faltas (que nos parecem) mais triviais.
A razão é que tais faltas, aparentemente leves aos nossos olhos, não são realmente nada triviais diante de Deus.

O menor pecado desagrada-Lhe imensamente, e por causa da Sua infinita Santidade, que é assim gravosamente ofendida, a menor transgressão assume uma enorme proporção, exigindo por isso uma grande e plena expiação.
Isso mesmo explica a terrível severidade das penas na outra vida, o que devería-nos penetrar do santo Temor e Amor de Deus.

(Pe. Francisco Xavier Schouppe, S.J.)

+ Dai-lhes, Senhor, o eterno Descanso;
- Entre o resplendor da Luz perpétua, que descansem em paz. Amém.

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N. E. C.
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José Avlis disse...

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ALÍVIO DAS ALMAS DO PURGATÓRIO

Não podendo compreender, durante esta vida, o rigor das chamas do Purgatório, virá, porém, o dia em que o experimentaremos.
Meditemos, enquanto podemos, na doutrina dos Santos e Doutores da Igreja.

Santo Agostinho diz:
"O eleito e o condenado são atormentados pelo fogo, cuja acção é mais violenta que tudo quanto, sobre a Terra, se pode imaginar, ver e sentir" (Sermão 41).

Fosse este testemunho o único, e bastaria para espantar-nos, porque os males, de que a Terra está cheia, são incalculáveis, e a nossa capacidade de sofrer é um abismo, de que ninguém sondou a fundo.

Pensa nas terríveis doenças que corrompem o corpo; lê, no Martirológio, as torturas espantosas, a que foram submetidos os Confessores da Fé, e persuadir-te-ás de que tudo isso é apenas uma pálida imagem do que te espera, segundo a afirmação de S. Cirilo:
"Todas as penas e torturas, diz ele, todos os tormentos desta vida, comparados à menor pena do Purgatório, parecem ainda uma consolação".


S. Tomás de Aquino afirma também:
"A menor faísca desse fogo é mais cruel do que todos os males desta vida" (In e. Sent. dist. 20, qu. 1.c.2).

Meu Deus! Como a minha alma suportará essas dores terríveis?
Ora, é quase certo que ela não chegará ao Céu sem passar por essas chamas purificadoras, porque, longe de ser bastante perfeita para evitá-las, está repleta de manchas e más inclinações.

Há vários meios eficazes de aliviar as Almas do Purgatório; porém, o mais salutar, declara o Concílio de Trento, é o Santo Sacrifício da Missa: "As Almas do Purgatório são aliviadas pelas orações e sufrágios dos fiéis, principalmente pelo Sacrifício do Altar" (Conc. Trento, Sess. 25).

Dois séculos antes, S. Tomás de Aquino dizia:
"Segundo o uso geral, a Igreja sacrifica e ora pelos defuntos e, assim, liberta-os prontamente do Purgatório".

A razão é porque, na Santa Missa, o sacerdote e os assistentes não somente pedem misericórdia, mas oferecem também a Deus um resgate preciosíssimo.

As Almas do Purgatório não estão fora dos favores de Deus, visto que, pela sua contrição e confissão, reconciliaram-se com Ele.
Porém, ficam prisioneiras, para se purificarem nas chamas.

Por conseguinte, se, cheio de compaixão, orares por elas, cedendo-lhes os teus méritos, contribuis para saldar uma parte dessa dívida, de que o Juiz Supremo diz:
"Toma cuidado, para que não sejas lançado na prisão, donde não sairás sem teres pago o último ceitil" (Mt 5, 25-26).

Entretanto, se assistires ou mandares celebrar a Santa Missa por uma dessas almas, satisfarás grande parte da sua dívida.

[...]

(Adaptado, da Net)

+ Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno;
- Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

______

N. E. C.
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José Avlis disse...

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MAIS REFLEXÕES SOBRE O PURGATÓRIO

Segundo a doutrina da Igreja Católica, o Purgatório não é um nível intermédio entre o Inferno e o Paraíso, mas uma última oportunidade/condição de purificação/reparação, onde as pessoas que morreram em estado de Graça (isto é, não estando manchados pelo pecado mortal e, portanto, já estando destinadas ao Paraíso) ainda precisarão de se preparar, para terem a capacidade de verem Deus face a face na Vida Eterna.

Tal facto justifica-se pela existência, nas almas dessas pessoas, de manchas originadas pelos pecados veniais (ou leves), assim como pelas penas temporais devidas aos pecados, especialmente aos pecados mortais, cujas culpas foram previamente perdoadas por Deus, nomeadamente através do sacramento da Confissão.

A existência do Purgatório foi teorizada no Pontificado do Papa Gregório I, em 593, com base no livro 2.º Macabeus 12, 42-46.
O Concílio de Florença, realizado em 1439, aprovou a doutrina do Purgatório, que foi confirmada depois no Concílio de Trento, em 1563.

A Igreja Católica também se baseia em alguns trechos dos Evangelhos, que sugerem a existência de penas de gradações variadas, não-eternas, para justificar e definir a existência do Purgatório:

«Porém, se o tal administrador imaginar consigo: 'O meu Senhor tardará a vir'. E começar a espancar os servos e as servas, a comer, a beber e a embriagar-se, o Senhor daquele servo virá no dia em que ele não o esperar (...), e mandá-lo-á para o destino dos infiéis.
O servo que, apesar de conhecer a vontade do seu Senhor, nada preparou e lhe desobedeceu, será açoitado com numerosos golpes.
Mas aquele que, ignorando a vontade do seu Senhor, fizer coisas repreensíveis, será açoitado com poucos golpes».

(Lucas 12, 45-48)

«Portanto, quando fores com o teu adversário ao magistrado, faz o possível, durante o caminho, para entrares em acordo com ele, a fim de que ele não te arraste ao juiz, e o juiz não te entregue ao executor, e o executor não te ponha na prisão.
Digo-te: não sairás dali, até pagares o último centavo».

(Mateus 5, 25-26)

Segundo a Igreja Católica, a purificação no Purgatório traz grande sofrimento para as almas que o habitam, mas difere grandemente do sofrimento terrestre, na medida em que essas almas têm a certeza de que entrarão, brevemente ou não, no Paraíso.

A Igreja ensina que os habitantes da Terra (as pessoas ainda vivas), através de sacrifícios, sofrimentos, orações, Missas, boas obras e indulgências, podem ajudar os seus irmãos que estão no Purgatório a aliviarem o seu sofrimento e a acelerarem a sua purificação.
Daí, o conceito da Comunhão dos Santos.

No fim do mundo, o Purgatório desaparecerá, com todas as almas que lá se encontram a entrarem no Paraíso, após longas purificações.

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J. Avlis - N.E.C.
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Blog Almas Castelos disse...

Gostei muito do seu blog. Tornei-me um seguidor.
Gostaria muito que voce visitasse o meu blog e se gostar peço a gentileza de divulgar.
http://almascastelos.blogspot.com
Obrigado
Jorge

maria jose dos santos disse...

Se cremos na vida eterna, cremos no purgatório. E se cremos no purgatório, oremos pelos mortos. O purgatório é terrível e bem longo para algumas almas, por isso devemos rezar muito pelas almas, socorrendo as almas, praticando a caridade em toda sua extensão. A devoção as almas do purgatório diz São Francisco de Sales encerra todas as obras de misericórdia, cuja prática, elevada ao sobrenatural nos há de merecer o céu.

É uma mina de ouro que está a nossa disposição. Nossas orações são um meio de ajudar a salvar almas do purgatório...

Mais uma forma de ajudar as almas é dar esmola ao pobre em sufrágio das almas benditas. As lágrimas que vossas esmolas enxugarem, o alívio que tiverdes dado aos que padecem fome, sede e frio, serão o alívio no purgatório para as almas sofredoras. É uma dupla caridade, socorrer os pobres por amor das almas. É dar duas vezes. Socorre os vivos e os mortos.